.

.
A floresta e a escola é um curta-metragem documentário, em formato de filme-ensaio, que conta a história do Barracão, uma escola que funcionou em meados do século XX na Floresta da Tijuca como instituição que recebia os filhos dos trabalhadores da floresta. Eu dirigi esse filme junto com a Renata Catharino, e escrevi o roteiro, mas a história vem toda da família dela: seu avô era engenheiro da Floresta e sua avó era professora do Barracão.
O título vem do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, que A floresta e a escola homenageia no seu centenário.
O filme foi financiado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Aqui vai um teaser:
.
Sinopse: “Em meio à Mata Atlântica, no século 20, uma escola primária é fundada para acolher os filhos dos trabalhadores da Floresta da Tijuca. Setenta anos depois, a neta da primeira professora a lecionar nessa escola procura saber o que aconteceu com o lugar e com as pessoas que estudaram ali. Essa história inacabada se mistura à história de amor dos seus avós, que lá se conheceram.” Você pode saber mais sobre o filme na página do instagram dedicada ao projeto.
FICHA TÉCNICA
A floresta e a escola
25′
Direção: Renata Catharino e Rafael Zacca
Roteiro: Rafael Zacca
Direção Fotografia: Guilherme Tostes
Produção: Carlos Proença, Continente Produções
Técnicas de som: Anne Santos e Acácia Lima
Montagem: Renata Catharino
Trilha sonora: Trama fantasma